quinta-feira, 2 de junho de 2011

O cavaleiro ideal


“... um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a CORAGEM. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração dos homens, para quem a audácia e o desprezo da morte, são, de algum modo, valores profissionais.”

O fragmento do texto acima retrata parte das virtudes indispensáveis aos homens/cavaleiros medievais e é de autoria de Marc Bloch.
Ao efetuar essa releitura, achei impossível não estabelecer uma relação com o presente, com os homens presentes.
Pode parecer loucura, mas não é! Raciocine comigo: substitua as violentas e sangrentas guerras medievais pela batalha travada a cada dia de nossas vidas. Sim! Acordar cedo, muitas vezes antes do sol nascer, dirigir-se ao trabalho, enfrentar o trânsito, a disputa, a concorrência, os olhares velados, as críticas destrutivas e até as construtivas, que tanto abalam a autoestima de quem procura fazer sempre o melhor, as situações inesperadas que exigem pronto atendimento, a carência da mãe que ficou duas horas sem receber seu sinal de vida, a insistência do ex-marido em deixar de ser ex, a indiferença daquele cara que você acredita ser “o cara”, o risco de abandonar a segurança de seu mundo por amor, a síncope a cada extrato bancário ou fatura de cartão de crédito que você insiste em verificar, os preços que não param de subir e que fazem seu salário diminuir, a poluição atmosférica, sonora e visual, o buraco na camada de ozônio, o desmatamento, o aquecimento global, a reserva do aquífero Guarani, a fome na África Subsaariana... Porra!!! Que vontade de cortar os pulsos, mas isso, já decidi, vou deixar para o final, depois de ter certeza de que a luz no fim do túnel é tiroteio.
Mas enfim, a relação que pretendo estabelecer é a seguinte: os cavaleiros da Idade Média precisavam ser muito corajosos para dar conta das contingências de seu tempo. E até onde sei, o fizeram muito bem, pois garantiram a estabilidade do seu mundo por longos mil anos!
Nós, cidadãos da Idade Contemporânea, também precisamos de coragem para enfrentar parte dos problemas por mim elencados, se não todos e ainda outros que não fui capaz de citar.
E é daí que vem a minha decepção. Essa tal coragem está em falta entre os seres ditos humanos do nosso século.
Constato, a cada conversa e encontro, que falta uma boa dose de coragem para falar a verdade, para abrir o coração e deixar o amor entrar, para decidir entre o sim e o não, preferindo como resposta um indeciso e duvidoso talvez.
Falta coragem para embarcar numa aventura que ofereça de antemão apenas a garantia de boas risadas e uma incrível história para relembrar.
Falta coragem para viver!!!
Mas, por que as pessoas são assim? A resposta me parece óbvia e imbecil. As pessoas querem se resguardar das dores, evitando inclusive os amores. Talvez por que só entendem que há apenas uma maneira de amar. Sabe aquela ideia de amor doação? Então! Muitos ainda acreditam que amor verdadeiro traz sofrimento e dor, por que se não for recíproco, fode com a nossa vida.
O que fode mesmo com a nossa vida é a espera por esse tipo de amor profetizado pelo cristianismo, que não nos acrescenta nada, só retira, subtrai, divide, mutila...
É preciso coragem, ousadia e inteligência para driblar as concepções medievais que se arrastam por milhares de noites sem fim, sem deixar de lado a coragem de morrer, se for preciso, para poder viver com dignidade, com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance por nós mesmos, para atingir e alcançar a nossa plenitude.

2 comentários:

  1. Proof ,
    lendo o blog e ouvindo vc falar , vi o quanto vc fala das pessoas q nao querem perder um minuto nem pra lhe dar boas férias.
    Por isso,não poderia deixar de passar aqui para desejar a vc Boas Férias ,apesar de saber que é pouco tempo serão mto merecidas ,para vcs ,professores, que fizeram tanto este semestre !!!
    beijooos
    BOAS FÉRIAS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii sora,
    Lembra na aula q vc pediu pra passar o link do blog, pra vc seguir?
    Tá aqui: www.noiseloka12.blogspot.com ,
    Brigadoo soraa
    bjs

    ResponderExcluir